telefone (82)

3521-4781
3521-4782

18/12/2017

|

07:38

Núcleo de Nefrologia

Centro de Nefrologia

Apresentação
O núcleo de hemodiálise oferece desde 1996, o que há de mais moderno na área, sempre primando pelo padrão de excelência oferecido em todo o complexo hospitalar. O Serviço conta hoje com mais de 100 maquinas, divididas em três unidades para uma melhor cobertura e atendimento da população.
Serviço conta também com um grande diferencial, sendo um dos únicos do estado a realizar transplante renal.

O que é Diálise?
É o nome que se dá ao procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna ao paciente com uma quantidade menor de impurezas.
A Diálise tem como princípio a retirada de líquido e toxinas como ureia e creatinina, do paciente com insuficiência renal, além de poder corrigir distúrbios no pH, no sódio e potássio sanguíneos, entre outros.

Existem dois tipos de Dialise:

Hemodiálise é o nome que se dá ao procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna ao paciente com uma quantidade menor de impurezas.

O tratamento é realizado em serviços de nefrologia especializados e tem duração média de 3,5 horas, três vezes por semana

Diálise Peritoneal é o nome que se dá ao procedimento que é executado por meio de equipamento específico, que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdome do paciente, sem contato direto com seu sangue. Existem alguns tipos distintos de diálise peritoneal, mas a mais difundida chama-se DPA, e é realizada no próprio domicílio do paciente com o auxílio de um equipamento portátil. A DPA tem duração média de nove horas e pode ser realizada enquanto o paciente dorme todas as noites (sete vezes por semana).
Centros de Hemodialise
Núcleo de Hemodialise e Hipertensão Arterial Antonieta Barreto
CHAMA – Centro Hospitalar Manoel André Ltda.
Rodovia AL 220, 344 – Km 02 – Senador Arnon de Melo
37308-000 – Arapiraca – Alagoas
Fones:(082) 3521-4781 / 4782 / 4576

Núcleo de Hemodialise e Hipertensão Arterial Graciliano Ramos Ltda.
Rua Braulio Montenegro, 259 – Vila Maria
57600-00 – Palmeira dos Indios – Alagoas
FONE: (082) 3421-3381

CLIRENAL – Clinica de Doenças Renais do Vale do São Francisco Ltda.
Rua Euclides da Cunha, 101 – CleristonAndrade
48003-330 – Paulo Afonso – Bahia
FONE: (075) 3281-5378
Transplante Renal
O transplante de rim oferece aos pacientes em Diálise a chance de uma maior independência e melhor qualidade de vida. O transplante pode ocasionar também, na maioria das pessoas (mas não em todas), a diminuição dos riscos de mortalidade, quando comparados aos da Diálise.

A pessoa submetida a um transplante renal será capaz de voltar a ter uma dieta normal e a beber líquidos normalmente. Poderá exercer atividades normais como trabalhar, estudar, viajar e praticar exercícios. Entretanto, cria-se uma nova rotina na vida devido à necessidade de medicações que precisam ser tomadas todos os dias, em horários bem rígidos, além de consultas médicas e exames frequentes. Para se ter ideia da qualidade de vida obtida pelos pacientes transplantados, existe a Olimpíada Internacional de Transplantados cujos tempos e marcas não estão tão longe daqueles das Olimpíadas convencionais, nas quais competem esportistas que nunca passaram por procedimentos como este.

Há dois tipos de doadores: vivos e falecidos. Geralmente os doadores vivos são parentes (mães, pais, irmãos, tios, avós), mas qualquer pessoa pode se dispor a ser doadora, desde que não apresente nenhum problema de saúde. Se o doador não for um parente do receptor, há necessidade de autorização judicial para se fazer a doação, ocasião em que o juiz atestará o altruísmo da doação. No Brasil, compra e venda de órgãos é crime pela justiça comum. A vantagem do transplante com doador vivo é, principalmente, o planejamento da cirurgia (com dia e hora marcados) e o fato de que estes rins funcionam imediatamente após a cirurgia, trazendo o benefício da recuperação da função renal já durante a cirurgia.

COPYRIGHT © 2014 • Hospital Chama • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Hospital Chama e Hospital do Coração do Agreste
Desenvolvido pela Agência Lúmen