telefone (82)

3521-4781
3521-4782

12/12/2018

|

05:28

12-07-2018
SETOR DE FARMÁCIA DO HOSPITAL CHAMA REALIZA TREINAMENTO SOBRE CONTROLE DE VALIDADE DE PRODUTOS

O setor de Farmácia do Hospital CHAMA realizou, na quarta-feira, 06 de Junho de 2018, treinamento para os farmacêuticos, estoquistas e auxiliares de farmácia. Na ocasião, foram apresentados métodos e modelos de práticas que consistem em um maior controle sobre as validades dos produtos distribuídos na unidade hospitalar, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. Este evento foi ministrado pelos farmacêuticos Leandro Nunes e Renata Correia.
O Controle de Validade é uma ação de grande importância numa unidade hospitalar, pois minimiza o risco, se não isenta, ao paciente de complicações
devido a administração de produtos com sua validade ultrapassada, refletindo diretamente na redução dos custos hospitalares. A escolha de bons métodos assegura esse controle, que impacta diretamente nos trabalhos farmacêuticos.

Segundo o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Leandro Nunes, é necessário uma conscientização sobre a importância da responsabilidade entre
os colaboradores dos setores de farmácia e CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) para manter o controle destas validades. “Os profissionais da Farmácia também devem estar tecnicamente preparados e constantemente atualizados”, afirma. Antes da escolha e aplicação de um tipo de método para controle de validade, é necessária uma avaliação completa do hospital, bem como da organização do setor de Farmácia e CAF, observando o tipo de dispensação, a maneira de armazenamento, e diversos os fatores que possam interferir neste controle.

“De acordo com as características analisadas neste complexo hospitalar, foi visto que alguns métodos facilitam esse controle, como o PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai) que consiste na organização dos produtos conforme suas validades, visando um melhor aproveitamento desses, e o Programa 5S que este consiste nos sensos de Utilização, Limpeza e Disciplina, e através deste os ambientes se tornam mais organizados e os colaboradores mais determinados, visando uma melhoria continua, sempre focando o uso adequado dos produtos”, enfatizou a farmacêutica Renata Correia, membro desta equipe hospitalar.
O hospital conta com um simples e efetivo Sistema de Controle por Cores, que identifica produtos com validades próximas, a fim de facilitar a dispensação ou retirada do estoque ao expirar a validade destes produtos. Leandro ainda enfatizou que este complexo hospitalar trabalha com uma
poderosa arma no controle de validade dos produtos, o Sistema de dispensação SOUL MV, que é o melhor software de alta performance em gestão hospitalar da América Latina. “O Software SOUL MV Hospitalar reúne um conjunto de soluções que facilitam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos hospitalares. O sistema gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, proporcionando uma gestão mais eficiente e melhor atendimento para os pacientes.” afirma Leandro.

 

COPYRIGHT © 2014 • Hospital Chama • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Hospital Chama e Hospital do Coração do Agreste
Desenvolvido pela Agência Lúmen