Para muitas pessoas Unidade de Terapia Intensiva ainda remete a um ambiente frio, com pacientes em sofrimento profundo ou risco iminente. Foi pensando nisso que o HC/CHAMA criou sua unidade de UTI HUMANIZADA. Claro que alcançá-la é um desafio constante, quase infindável, mas sabíamos que era possível realizar algo inovador –tanto para o paciente e sua família, quanto para a equipe.
Com a proposta de gerar um ambiente totalmente humanizado, que observasse as necessidades biopsicossociais da comunidade UTI, pensamos com muito cuidado nos espaços.Pesquisa realizada em outras instituições mostraram que um dos principais estressores para o paciente de terapia intensiva era a ausência de sua família. Com uma área maior, podemos contemplar o acompanhante, devidamente acomodado.
A privacidade também mereceu atenção especial: os leitos possuem painéis de correr individualizados que evitam a exposição do paciente a barulhos externos e possíveis situações constrangedoras.
Prestamos também especial atenção aos profissionais de saúde que transitam pelo ambiente todos os dias e por longos períodos. Os postos de trabalho, de enfermagem e as áreas administrativas foram concebidos levando-se em consideração distâncias, iluminação e ergonomia. O leito mais distante está a 15 metros do posto de enfermagem, atendendo à norma do Ministério da Saúde, que define 36 metros como distância máxima.
A Unidade conta com equipamentos de última geração –inclusive instalados em plataformas suspensas. Contudo, fazemos questão de destacar que uma filosofia calcada nos valores humanos potencializa os benefícios da tecnologia.
A UTI Adulto HUMANIZADA do HC/CHAMA além dos três horários de visitas, avalia-se e libera-se um acompanhante por período diurno para idosos conscientes e aos adolescentes até 18 anos proporcionam-se condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsáveis. Nas demais situações, as psicólogas analisam qual paciente poderá beneficiar-se com a presença de acompanhante. Essa flexibilidade só é possível graças ao comprometimento de toda a equipe em acolher os familiares.
Atender com qualidade não significa apenas tratar da doença, mas humanizar o serviço, cuidando do indivíduo e de sua família.