Solenidade residentes
17/04/2020
Boa noite a todos! É com alegria que saúdo aos aqui presentes: professores, colegas de profissão, funcionários, familiares, amigos e, principalmente, aos concluintes da sétima turma de residência medica em Ortopedia e traumatologia do Hospital CHAMA. Ao contrário do que possa parecer, esta não é apenas mais uma noite no meio dessa pandemia toda. Sim, é uma noite para ser inscrita na memória, principalmente para DIOGENES FIGUEREDO E THIAGO COSTA. Agora em março completei 5 anos na casa, mais do que um local de trabalho, é o espaço onde criei e tenho criado vínculos de respeito e de afeto. Um espaço privilegiado de “trocas” de conhecimentos. Aprendo com as diferenças, aprendo com os mais jovens e o mais velhos. Aprendo com o sorriso franco e aberto, mas também com o semblante triste e preocupado. Quantos estímulos, quanta riqueza! Afinal, são as pessoas que fazem um hospital. Dessa forma e que se constroem as relações.
Uma solenidade como essa na vida de algumas pode não ser tão importante, mas na vida desses dois amigos, é o fim de um estagio importantíssimo. É a prova de que somos positivamente teimosos. Teimamos em resistir aos incessantes apelos da vida para que desistíssemos, teimamos em nadar contra a maré, contra a saudade da nossa família, teimamos em lutar contra o desânimo, contra o cansaço físico e da alma, enfim uma briga diária e constante.
Parabéns a todos os que apoiaram, mesmo que indiretamente, o projeto de vida destes residentes.
Pra finalizar, lembro que a conclusão desta fase não é o “fim da linha”, mas tão-somente o início de novos desafios. O mundo está a exigir, cada vez mais, pessoas que sejam competitivos, prontos para o trabalho, dispostos a aprender. Exige-se não apenas competências e habilidades mas, acima de tudo, ética, respeito, compromisso com a verdade, honestidade e responsabilidade. Espero, assim como todos os demais profissionais deste hospital, ter contribuído na formação não apenas intelectual de vocês, mas principalmente, no preparo de verdadeiros cidadãos, comprometidos com o tempo e espaço coletivo, voltados para construção de uma sociedade menos injusta e mais fraterna. Boa noite e meu muito obrigado.