Notícias

A importância do Serviço de Farmácia no Hospital Chama

04/11/2019

A farmácia hospitalar do Complexo Hospitalar Manoel André – CHAMA, nesses últimos  anos vem passando por mudanças significativas com a ampliação de sua área tornando-se  coadjuvante no crescimento do hospital, visto  sua extrema relevância; sendo  reconhecida como o coração dos centros de saúde por  viabilizar  um pronto atendimento compreendendo que, sem os insumos e medicamentos corretos, o tratamento de pacientes torna-se inviável. Por isso, ter uma administração farmacêutica correta e coerente na farmácia hospitalar é essencial para instituição. O controle dos processos realizados neste setor contempla desde a gestão de compras e redução de custos até a adoção de mecanismos que dão amplitude à segurança do paciente.

Segundo o Coordenador do serviço de farmácia, o farmacêutico Leandro Nunes, o Complexo Hospitalar Manuel André – CHAMA em 2015 adquiriu uma brilhante ferramenta que reúne diversas soluções dentro da gestão de farmácia, assim facilitando o fluxo de dados entre os setores e integrando todos os processos hospitalares, o software SOUL MV Hospitalar. Esse sistema, eleito por quatro vezes o Melhor Prontuário Eletrônico da América Latina, gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, proporcionando uma gestão mais eficiente e melhor atendimento aos pacientes. Atualmente, iniciamos um novo e desafiador projeto, o NO PAPER, que significa trabalhar sem papel. Assim adotamos uma mega infraestrutura tecnológica a fim de passarmos a contribuir com a natureza e aumentarmos a confiabilidade nos dados de nossos pacientes.

Nós farmacêuticos do Hospital CHAMA desenvolvemos mecanismos para assegurar que o paciente tenha acesso a assistência farmacêutica de forma integral, com proposito de alcançar resultados definitivos para melhoria da sua qualidade de vida. Assim somos responsáveis por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde, sempre buscando desenvolver estratégia para cooperar na eficácia do tratamento, redução dos custos, voltando-se também para o ensino visando o aprimoramento profissional, ressaltou o farmacêutico Mak Osman.

”O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.” Monteiro Lobato.