Notícias

Agosto Lilás

25/08/2020

Nesta sexta-feira (21), foi realizada no auditório da UNACON uma sala de espera, planejada pelo Serviço Social, para os pacientes oncológicos abordando a temática do Agosto Lilás.

No mês de agosto comemora-se o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A escolha do mês se deve em razão da criação de um dos principais instrumentos de enfretamento da violência doméstica e familiar contras as mulheres, a Lei Maria da penha – 11.340/2006, sancionada em 07 de agosto de 2006.

Esta lei, além de definir e tipificar as formas de violência contra as mulheres (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde, e da assistência social.

A sala de espera se apresenta como um ambiente oportuno para efetuar atividade de educação e promoção em saúde. Esta é voltada para dar visibilidade a campanha Agosto Lilás, visto que a violência tem aumentado com o isolamento pelo COVID-19. A violência contra a mulher é uma questão global e um problema de saúde pública que atinge todas as classes sociais.

Essa é uma luta de todos!

Violência contra a mulher não tem desculpas, tem consequências!

Precisamos nos unir e denunciar.