Notícias

Arapiraca realiza a primeira cirurgia cardiovascular do interior de Alagoas

24/06/2015

No dia 20 de junho de 2014, o Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), de Arapiraca, realizou a primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea do interior de Alagoas. Este tipo de procedimento tornou-se realidade 35 anos após a primeira cirurgia realizada no Estado, ocorrida no ano de 1979, em Maceió.

O procedimento realizado foi a revascularização do miocárdio, mais conhecida como ponte de safena. A cirurgia teve duração de 3 horas e foi comandada pelo cirurgião cardiovascular Sérgio Francisco Junior e sua equipe, dando início assim às atividades do Hospital do Coração do Agreste, anexo ao Complexo Chama e primeiro da região completo para cuidados cardiológicos.

O paciente foi Francisco Paz da Silva, um senhor de 70 anos, que há três anos sofria de uma doença responsável pela morte da maioria das pessoas acima de 50 anos, a isquemia do coração, causada pelo entupimento das artérias que alimentam o músculo cardíaco. Ele teve alta médica seis dias depois e já desfruta de uma vida praticamente normal junto à família.

Desde janeiro Seu Francisco estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital. O procedimento foi um marco importante para o interior de Alagoas, em especial para Arapiraca. O comprometimento de toda a equipe de enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e médicos desde a enfermaria, centro cirúrgico até a UTI foi fundamental para o sucesso do procedimento.

Com recursos próprios, o Hospital do Coração do Agreste investiu em profissionais qualificados e o que há de mais moderno em equipamentos para procedimentos como angioplastia, cateterismo e implantação de marcapasso. A Hemodinâmica do hospital também é uma das mais modernas do mundo. No Brasil apenas os Hospitais Albert Einstein, em São Paulo, e CHAMA, em Arapiraca, possuem este tipo de equipamento de ponta.