Notícias

Arapiraca tem hospital-escola referência na área de Ortopedia

26/08/2015

O Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama), a cada ano vem se consolidando como referência em ortopedia no Estado de Alagoas. O Instituto Ortopédico e Traumatológico de Arapiraca (IOT), anexo ao Complexo, transformou-se no primeiro e único hospital-escola do interior de Alagoas, destinado aos profissionais médicos que desejam se especializar na área da ortopedia.

A estrutura de ponta aliada à uma equipe de médicos renomados rendeu ao Hospital Chama os concorridos credenciamentos junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Adilson Nicácio é um dos residentes do Hospital Chama. Natural de Penedo, ele está no 2º ano de Residência e afirma que a vivência prática no hospital está sendo o grande diferencial em sua especialização.

“Eu fui aprovado para fazer Residência em Recife e aqui no Chama. Mas, sem sombra de dúvidas, o que pesou na hora da escola foi a qualidade do Staff Médico que temos aqui, formado por ortopedistas renomados em todo o Estado e até nacionalmente.

Atualmente, o Chama é o hospital que mais opera pacientes politraumatizados em Alagoas. Mensalmente o Instituto Ortopédico e Traumatológico de Alagoas realiza uma média de 300 cirurgias, tornando-se uma referência no Estado.

A Residência Médica tem duração de três anos e se configura como uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização. Na Residência os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas, coordenados pelo ortopedista Gustavo Francisco.