Notícias

Descomplicando a Radioterapia

19/08/2020

Câncer é um grupo de doenças que ocorrem quando as células se tornam anormais, dividindo-se e formando mais células, sem controle ou ordem. Um dos possíveis tratamentos é o da Radioterapia, que consiste em utilizar radiações ionizantes limitada a região doente para matar células tumorais. Este tipo de técnica de tratamento não é invasivo, e a ação é restrita à região que se concentra a doença. Normalmente o tratamento é também associado à quimioterapia e cirurgia, técnicas estas também disponíveis no CHAMA. Desta forma o tratamento do câncer no CHAMA é completo e multidisciplinar.
As salas de tratamento foram planejadas e equipadas dentro das normas da radio-proteção exigidas pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), visando a segurança do paciente e do profissional técnico que trabalha na operação do acelerador linear.
O serviço dispõe de equipamentos e instalações apropriadas para a realização de Teleterapia por tomografia computadorizada tridimensional e Braquiterapia de alta taxa de dose. O objetivo da radioterapia é liberar quantidade de radiação na região tumoral, poupando ao máximo os tecidos sadios. Para tanto, o serviço utiliza uma técnica avançada chamada Radioterapia por Intensidade Modulada (IMRT). As imagens do planejamento de pacientes de cabeça e pescoço, mama e próstata são mostradas exemplificando a utilização da técnica, visando um tratamento preciso no combate ao câncer e que possibilite um maior benefício e qualidade de vida ao paciente, complementando o efeito de outras modalidades, como a cirurgia e a quimioterapia. Desta forma o tratamento do câncer no CHAMA é integralizado.