Notícias

Fisioterapeuta arapiraquense alerta sobre a importância do uso do capacete e cinto de segurança

24/06/2015

O fisioterapeuta José Barbosa Neto, responsável pelo Setor de Fisioterapia do Hospital Chama de Arapiraca, fez um alerta importante com relação ao grande número de pessoas que procuram este tipo de atendimento após sofrerem acidentes de trânsito, em sua maioria envolvendo motocicletas.

Segundo o especialista, boa parte dos pacientes atendidos no setor sofreram fraturas em membros inferiores, braços e crânio. José Neto alerta ainda que o traumatismo craniano encefálico, conhecidos como TCE é um dos tipos mais graves de fraturas no corpo humano, podendo comprometer o equilíbrio, a fala e a coordenação motora da pessoa.

“Um paciente vítima de TCE, se não tiver o acompanhamento adequado na fase de reabilitação pode estar condenado a viver o resto da vida acamado e, em alguns casos, em estado vegetativo. “Aqui na Fisioterapia temos exemplos de pessoas que chegaram em cadeira de rodas e após algumas sessões voltaram para casa andando”, disse o fisioterapeuta.

José Neto alerta ainda sobre a importância do uso de capacetes para quem utiliza motocicletas e o cinto de segurança nos veículos. “O uso do cinto ou do capacete pode ser decisivo para salvar a vida em casos de acidentes. Mas, por outro lado, é bom lembrar que ser prudente, educado e dirigir de forma consciente também são aliados muito importantes para a vida”, alertou o especialista.

O SERVIÇO
O setor de Reabilitação e Fisioterapia do Hospital Chama possui uma estrutura dotada com equipamentos modernos e voltados à reabilitação de pacientes neurológicos, pós-operados por fraturas ou portadores de patologias crônicas a exemplo de dores nas costas, tendinites, burcites, entre outras. “Nossa missão é devolver a qualidade de vida dessas pessoas, que por algum motivo, ficaram impossibilitadas de andar, falar ou até fazer movimentos simples”, frisou.

O setor de fisioterapia do Hospital Chama dispõe de tratamentos a base de fisioterapia motora, neurológica, respiratória e analgesia. O local ainda dispõe de equipamentos modernos como o Tens (aparelho para a diminuição da dor), Ultrassom (diminuição da dor e edemas), Ciclos Ergométricos (movimentação de membros inferiores e superiores), Bicicleta Ergométricas, Bolas Suíças, Piscina Aquecida (hidroterapia) e sala para a prática de Pilates.