Notícias

HCA é habilitado pelo SUS e passa a realizar cirurgias cardíacas

24/06/2015

No dia 10 de dezembro de 2014, o Hospital do Coração do Agreste (HCA), anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), foi habilitado oficialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se credenciado a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade gratuitos à população do interior alagoano, em especial da região Agreste.

De acordo com o diretor geral de Cardiologia do HCA, o médico cardiologista Emmanuel Cavalcante Barreto, o Hospital tem a capacidade de realizar uma média de trinta procedimentos cirúrgicos por mês, o dobro da meta estipulada pelo Sistema Único de Saúde, que somam quinze procedimentos.

Ao longo dos últimos anos e com recursos próprios, o Hospital do Coração do Agreste investiu em profissionais qualificados e o que há de mais moderno em equipamentos para procedimentos como angioplastia, cateterismo e implantação de marcapasso.

A Hemodinâmica do hospital também é uma das mais modernas do mundo. No Brasil apenas os Hospitais Albert Einstein, em São Paulo, e o HCA, em Arapiraca possuem o equipamento Alura Clarity, que oferece um diagnóstico com 100% de credibilidade e proporciona 70% a menos de radiação ao paciente.

Em junho deste ano, antes mesmo da habilitação junto ao SUS, o HCA realizou a primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea do interior de Alagoas. O procedimento teve duração de três horas e foi comandado pela equipe do cirurgião cardiovascular Sérgio Francisco Júnior.

O paciente foi Francisco Paz da Silva, um senhor de 71 anos, vítima de uma doença responsável pela morte da maioria das pessoas acima de 50 anos, a isquemia do coração, causada pelo entupimento das artérias que alimentam o músculo cardíaco. Ele, que é arapiraquense, teve alta médica seis dias depois da intervenção cirúrgica e já desfruta de uma vida praticamente normal junto à família.

No período até a habilitação junto ao SUS, o HCA realizou mais três cirurgias cardíacas, implantação de três marcapassos, cinco angioplastias, entre outros. Todos os procedimentos, considerados de alta complexidade, foram financiados em sua maioria com recursos do próprio Hospital.