Notícias

HCA recebe a visita de membros da Academia Alagoana de Medicina

24/06/2015

Na manhã do dia 14 de abril, o Hospital do Coração do Agreste (HCA), anexo ao Centro Hospitalar Manoel André (Chama), recebeu a visita de cinco membros da Academia Alagoana de Medicina. O grupo fez uma visita informal e como forma de prestígio ao único hospital do interior do Estado de Alagoas credenciado pelo SUS a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

Na oportunidade, o grupo foi recepcionado pelo diretor geral de Cardiologia do HCA, o médico cardiologista Emmanuel Cavalcante Barreto, e pelo cirurgião Sérgio Francisco, que apresentaram toda a estrutura do hospital, a exemplo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recepção, centro cirúrgico, áreas de internação e de exames.

Eles também foram apresentados à Hemodinâmica do hospital, equipamento considerado um dos mais modernos do mundo, que oferece um diagnóstico com 100% de credibilidade e proporciona 70% a menos de radiação ao paciente. No Brasil são apenas três em funcionamento.

Habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o final do ano passado, o serviço de cardiologia do Hospital do Coração do Agreste já realizou uma média de 20 cirurgias cardíacas complexas, 15 implantes de marca-passo e mais de 300 procedimentos de hemodinâmica, a exemplo de cateterismos e agioplastias, beneficiando diretamente mais de um milhão de pessoas das regiões Agreste e Sertão.

“Estou encantada com a estrutura que acabo de presenciar. Parabenizo à direção do Hospital do Coração do Agreste por estarem pensando e, principalmente, trabalhando sempre um passo adiante”, frisou a presidente da Academia Alagoana de Medicina, a médica Gláucia Palmeira, que ainda esteve acompanhada dos demais membros: Fernando Pedrosa, Ednaldo Holanda, Aldo Casado e Abinadá Liro.

No HCA o grupo também conheceu uma nova estrutura, que já está pronta aguardando apenas a ampliação do serviço. Nesta ala do hospital já estão disponíveis 10 leitos de UTI humanizados, com paredes e piso com mantas antibacterianas, 5 salas de cirurgia e 60 leitos de enfermaria. Segundo o cirurgião cardíaco Sérgio Francisco, a ideia é transformar o local numa referência em infarto, uma vez que Alagoas é o único Estado do Brasil que não disponibiliza esse serviço.

“Já existem linhas de financiamento do SUS específicas para esse serviço. Aos cofres públicos, a saúde preventiva sai mais barata do que manter uma pessoa recebendo por invalidez durante anos ou décadas”, alertou o médico.

Ao final da visita, o diretor de Cardiologia do HCA, Emmanuel Barreto, disse ter ficado satisfeito com a presença dos membros da Academia Alagoana de Medicina. “Foi uma honra tê-los recebido aqui, pois tratam-se de pessoas respeitadíssimas na área da medicina, que fizeram questão de conhecer os nossos serviços e darem suas bênçãos”, finalizou Barreto.