Notícias

Hospital CHAMA, inicia semana de segurança do paciente!

26/09/2023

O Hospital CHAMA realizou do dia 18 a 22 de Setembro 2023, a Semana de Segurança do Paciente. A iniciativa é uma alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e, em sua abertura, teve a participação de pacientes e Profissionais de saúde com atuação neste Hospital.

De acordo com profissionais, a segurança do paciente motiva-os a se sentirem parte do processo assistencial. Essa inserção pode prevenir eventos ou danos que poderiam resultar ou que resultam em dano ao paciente. É ainda uma maneira de conscientizá-lo sobre riscos a que está sujeito, caso não siga corretamente as orientações de saúde indicado.
Para Gleidmar Bezerra, gerente do Núcleo de Segurança do paciente é uma responsabilidade coletiva e deve seguir três pontos: a construção de uma cultura da segurança, a boa comunicação entre profissionais de saúde e os pacientes e a sua melhoria contínua. “A melhoria contínua não é um objetivo estático, mas um objetivo constante”, afirma.

A palestra “Engajando o Paciente”, ministrada pela enfermeira Gleidmar do Núcleo de Segurança do Paciente deste hospital Chama, marcou a abertura do evento. Em sua fala, Gleidmar reforçou a importância para o bem do paciente e para o hospital. “Há estudos que mostram como a segurança do paciente gera uma diminuição de custos às unidades de saúde e no tempo de internação. Muitos hospitais trabalham com a participação do paciente e familiares, inclusive para diminuir os dias de tratamento hospitalar, as ações de segurança favorecem o tratamento por meio de uma recuperação mais rápida, evitando infecções e ou outros danos, daí a importância de todos estarem envolvidos no processo do cuidar, do tratamento, seja na hora de exames, internação, procedimentos cirúrgicos, entre outros, destacou.