Notícias

Hospital CHAMA realiza triagem para cirurgia de mão

10/09/2015

Uma parceria entre o Hospital CHAMA, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) resultou num mutirão de triagem para cirurgias de mão, que beneficiou cerca de cem pessoas na manhã desta quinta-feira (10) em Arapiraca.

O mutirão foi realizado no Instituto Ortopédico e Traumatológico (IOT) de Arapiraca e teve como objetivo atender a demanda reprimida de alagoanos que necessitam de cirurgias nas mãos.

Profissionais de ortopedia do IOT e da SCBC realizaram as consultas durante todo o período da manhã. Os casos mais graves receberam indicação para procedimentos cirúrgicos.

A ação foi supervisionada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, Luiz Kimura, e pelo médico do IOT, Raimundo Nonato, um dos três especialistas em cirurgia de mão no Estado de Alagoas.

De acordo com o médico Raimundo Nonato, além de atender a demanda reprimida, um dos objetivos do mutirão foi oficializar notificação desse tipo de caso junto ao Ministério da Saúde, provocando assim o credenciamento do Hospital junto ao SUS para a realização procedimentos cirúrgicos de alta complexidade .

“A partir do momento em que apontamos demanda, através dos casos notificados, estaremos aptos ao credenciamento junto ao SUS para iniciarmos os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade nesta especialidade”, frisou o médico.

Entre os principais diagnósticos detectados durante o mutirão estavam as sequelas de fraturas graves nos membros superiores; lesões de nervo periférico, incluindo a Síndrome do Túnel do Carpo; deformidades congênitas e paralisias do plexo braquial, geralmente provocadas por acidentes motociclísticos.