Notícias

Hospital inova com a implantação do serviço de Reabilitação cardiovascular

24/06/2015

Há cerca de um mês o Hospital do Coração do Agreste (HCA) inaugurou um novo serviço, que deverá agregar mais qualidade de vida aos portadores de doenças cardiovasculares no interior do Estado. A Reabilitação Cardiovascular é um serviço inovador, direcionado à pacientes pós infarto ou cirúrgico e pessoas com hipertensão, obesidade, diabetes e dislipidemias, ou seja, níveis elevados de lipídios (gordura) no sangue.

A Reabilitação Cardiovascular do HCA disponibiliza sala de exercícios com modernos equipamentos para condicionamento físico, onde o paciente é acompanhado por profissionais especializados em reabilitação cardiovascular, que monitoram a frequência cardíaca, taxa de glicose e pressão arterial durante toda a sessão.

Outra diferença entre o serviço e uma academia convencional está no próprio local. Caso haja a necessidade de um atendimento de urgência durante os exercícios, o usuário está dentro de uma estrutura hospitalar, que pode oferecer o pronto atendimento adequado.

De acordo com a coordenadora do serviço, a professora de Educação Física e Doutora em Ciências (Cardiologia), Thais Nobre, os tratamentos químicos aliados aos exercícios físicos monitorados proporcionam inúmeros benefícios ao paciente, a exemplo da redução da quantidade de medicamentos e, consequentemente, a taxa de hospitalização.

“Essa combinação reduz a pressão arterial, as chances de arritmia, melhora a condição física, diminui as taxas de colesterol ruim (LDL) e melhora as taxas do colesterol bom (HDL), proporcionando benefícios importantes para a qualidade de vida”, frisou a coordenadora.

Para ter acesso ao serviço é necessário que o paciente tenha prescrição e orientação médica para a prática de exercícios supervisionados. No Hospital do Coração do Agreste é feita a avaliação clínica para o início de um programa de exercícios físicos e exames clínicos. As sessões, que duram em torno de uma hora, ocorrem três vezes por semana. O serviço ainda não é disponibilizado pelo SUS.

Seu José Domingos, de 47 anos, é um dos usuários do serviço. Comerciante e morador de Arapiraca, Seu Domingos há sete anos sobreviveu a um infarto. Como ele não tem indicação médica para fazer cirurgia ou angioplastia, a recomendação foi dar continuidade ao tratamento químico aliado ao treinamento físico supervisionado.

“Estou me sentindo bem melhor com os exercícios físicos supervisionados. Recomendo a todas as pessoas que sofrem de problemas cardíacos assim como eu”, afirmou Seu Domingos, que acaba de concluir a sua 12ª sessão.