Notícias

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS ANTIBIÓTICOS

11/03/2020

Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções causadas por bactérias. Existem muitos tipos diferentes de antibióticos, sendo uma das medicações mais prescritas atualmente. Os antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando ele impede que as bactérias se multipliquem, permitindo que o próprio sistema imunológico da pessoa doente elimine a infecção. Contudo, as bactérias ainda podem se adaptar e encontrar maneiras de sobreviver aos efeitos de um antibiótico, se tornando “resistentes”.

 

QUAIS OS FATORES QUE LEVAM UMA BACTÉRIA A SE TORNAR RESISTENTE?

  • Quanto mais frequentemente usamos um antibiótico, maior a probabilidade da bactéria se tornar resistente a ele, principalmente se tomarmos uma dose menor que a necessária;
  • Se não for tomado no horário correto, e na quantidade de dias recomendada;
  • Se o tratamento for interrompido precocemente;

 

 

 COMO OS ANTIBIÓTICOS FUNCIONAM?

As bactérias invadem o corpo do hospedeiro e utilizam os recursos do corpo para se reproduzirem, dobrando em quantidade a cada ciclo de reprodução, que podem durar algumas horas ou poucos minutos.

Quando chegam a certo número, começam a danificar o corpo, modificando o ambiente ao seu redor. O sistema imunológico então é ativado e trava uma batalha com as bactérias, buscando eliminar a infecção. Às vezes o corpo pode até conseguir eliminar as bactérias, mas dependendo de quão forte o sistema imunológico ou as bactérias são, pode haver sequelas no corpo. É aí que entram os antibióticos: eles servem para ajudar o corpo.

A ação deles vai depender também da dosagem e do período de uso. Isso pode variar de acordo com a infecção, a área afetada e a gravidade. Cada tipo de antibiótico tem um efeito diferente e nem toda bactéria é sensível a todo antibiótico.

 

IMPORTANTE:

 

No Brasil, desde 2010, existem leis que limitam a compra indiscriminada de antibióticos. Para a venda do medicamento, é necessária a apresentação de receita em duas vias.

A utilização de antibióticos deve ser um último recurso. Se você está se sentindo doente, vá ao médico para descobrir qual é a doença e não assuma que é uma bactéria.

Muitas doenças são causadas por vírus, fungos, protozoários e parasitas, e antibióticos não funcionam contra esses agentes patológicos. Tomar o medicamento irá apenas afetar as outras bactérias de seu corpo, as que não estão causando problemas, e criará resistência nelas.

Segundo a farmacêutica Mirela Menezes, cada antibiótico tem sua classe e só devem ser utilizados de acordo com a indicação e receituário médico. Ela alerta ainda que: “todo paciente que fizer o uso de antibióticos deve ficar atento nas regras: tomar no horário correto e na dose indicada. No entanto, não tomar uma dose superior à indicada, pois pode comprometer o organismo trazendo efeitos colaterais perigosos. Pois caso a dose do medicamento seja inferior à dose indicada pelo médico, há grandes chances da bactéria se reproduzir e agora cada vez mais resistente ao antibiótico utilizado. Se melhorar, continue tomando o medicamento até o fim do tratamento.”

É extremamente importante que não se pare de tomar o antibiótico quando os sintomas forem embora. Quando seus números caem, as bactérias param de causar sintomas, mas várias delas ainda estão presentes.

Por fim, o coordenador do serviço de farmácia do Hospital CHAMA, Leandro Nunes, ressalta que se o tratamento for interrompido, as chances das bactérias voltarem a se reproduzir são altas, e pior, elas podem desenvolver resistência ao medicamento já que apenas as mais fortes sobreviveram até aquele ponto.