1° Simpósio de Oncologia do Agreste, acontece no Centro de convenções do Complexo Hospitalar Manoel André
01/08/2016
O Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA) realizou na manhã deste sábado (30), em Arapiraca, o 1° Simpósio de Oncologia do Agreste. O evento que teve participações de médicos e enfermeiros de Arapiraca, Maceió, e Aracaju, tem por objetivo discutir a assistência dos profissionais de saúde na relação com seus pacientes.
Na primeira solenidade, que contou com uma mesa de debate, foram ministradas pelas médicas Naliane Gouveia, Bertha Mendes, pelas enfermeiras Luciane Araújo e Lucy Kely, além da professora da UFS(Universidade de Sergipe), Simone Camelo.
A reportagem do Diário Arapiraca conversou com a médica especializada no setor de Oncologia do Chama, Bertha Mendes, que explicou propósito do evento. “A ideia é que a gente possa contribuir com o setor da saúde em toda em macrorregião, sendo a maior parte do público enfermagem. O evento tem o objetivo de orientar o atendimento dos pacientes de riscos e quebrar a barreiras do preconceito, orientado esses profissionais da melhor maneira possível”, explica a oncologista.
O evento contou com várias palestras dentre elas uma que explicava uma técnica mais eficiente na cicatrização de ferimentos. “Essa técnica consiste na colocação de uma membrana que fica cerca de 7 a 12 dias que permite a passagem gasosa que através de uma bactéria que age na derme e na epiderme provoca a cicatrização mais rápida do ferimento”, explica a palestrante Rosi Monteiro.