Notícias

Outubro Rosa

01/11/2020

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada no mês de outubro com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

É uma campanha de cunho internacional que teve início em 1990 na cidade de Nova York (EUA) com a intitulada “Corrida pela cura”, uma ação do Susan G. Komen for the cure. No Brasil, a primeira ação do outubro rosa se deu com a iluminação em rosa do monumento Mausaléu do soldado constitucionalista no ano de 2002, em São Paulo.

Esse mês de outubro ressalta a importância com o cuidado a saúde da mulher, com o objetivo de detectar alguma anormalidade na região da mama, por isso a orientação sobre o auto exame. Além de fortalecer as redes de saúde para acessibilidade as consultas e exames, para então oferecer um serviço de qualidade e inseri-la as políticas públicas voltadas para prevenção e tratamento dessas pacientes.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente no mundo, e a UNACON São Francisco recebe pacientes diagnosticados também com essa neoplasia. Então para registrar o mês de combate e prevenção ao câncer de mama foi realizado entre a Psicologia e o Serviço Social junto aos cuidadores dos nossos pacientes com câncer, que tiveram a oportunidade de ressignificar o ato de cuidar, uma roda de conversa.

Após o diagnóstico de câncer de um ente querido, todos passam a sofrer, sobretudo, diante do estigma de morte que este trás consigo. Um misto de sentimentos invadem pacientes e cuidadores. Ansiedade, insegurança, medo geram expectativas e angústia, frente ao cuidado, ao prognóstico e à própria capacidade ou não de cuidar do outro.

Então, buscar ajuda especializada, neste momento, seria o melhor caminho para encarar e superar os novos desafios e aprender a enxergar além. Todos precisam entender que não estão sozinhos e que os profissionais que atuam no serviço principalmente a psicologia, estão aqui para ajudá-los e apoiá-los nesta tarefa singular e de grande significado.

Nós abraçamos essa causa!