Notícias

Setembro Amarelo

15/09/2020

O auditório da UNACON São Francisco recebeu na manhã desta quarta-feira uma psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Arapiraca, Sheilla Jordana, para juntamente com o Serviço Social do setor de oncologia, trazer para os pacientes e acompanhantes um pouco da campanha do Setembro Amarelo.

No mês de setembro, a prevenção ao suicídio ganha maior visibilidade através dessa campanha. E por ser um assunto que ainda é visto como um tabu na sociedade e que enfrenta dificuldades pelo preconceito e a falta de informação é que o serviço da oncologia trouxe através de uma sala de espera a temática cujo objetivo foi o de orientar quanto aos fatores de risco, prevenir e consequentemente reduzir os números de casos de suicídio.

Oficialmente, o dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio, por esse motivo a campanha é realizada neste mês e é fundamental ser abordada durante todo o ano. Qualquer pessoa que precisar de ajuda pode procurar uma unidade de saúde mais próxima (postos, pronto atendimento e hospitais), CAPS ou então entrar em contato com o Centro de valorização da vida (CVV) através do telefone 188 e será atendido de forma a prevenir o suicídio.

É preciso agir! Falar do suicídio é a melhor forma de prevenir o problema.