Notícias

Setor de Farmácia Promove Treinamento Sobre a Importância Do Serviço na Assistência de Qualidade ao Paciente.

06/09/2018

A Farmácia do Hospital CHAMA realizou, na segunda-feira, 20 de Agosto de 2018, treinamento para os farmacêuticos, estoquistas e auxiliares de farmácia. Este evento foi ministrado pela farmacêutica Profa. Dra. Yolanda Karla Cupertino da Silva. Nesta oportunidade foram ilustradas várias condutas visando à melhoria na assistência da qualidade ao paciente.

Segundo o coordenador do Setor de Farmácia do Hospital CHAMA, Leandro Nunes, ‘’A atuação do serviço de farmácia hospitalar deve ser sinônimo de qualidade, onde o atendimento da farmácia hospitalar constitui uma ação integrada as demais unidades de assistência ao paciente, sendo de extrema importância no que tange ao uso seguro e racional de medicamentos. Este processo ocorre através da assistência e atenção farmacêutica prestada, que vai desde a seleção, aquisição, armazenamento, dispensação do medicamento, entre outros, onde os trabalhos dos funcionários deste setor são fundamentais à recuperação ou tratamento do paciente”.

A correta identificação de um produto é uma ação de grande importância numa farmácia hospitalar, e por que não em todo o hospital, pois reduz o risco, se não isenta, de haver complicações com o paciente devido a erros de dispensação de produtos. Então a Farmácia tornasse uma referência positiva ao realizar a triagem e retificar possíveis erros de prescrição, minimizando erros na distribuição, e assim tornando o ato de medicar cada vez mais seguro.  Na opinião da farmacêutica Profa. Dra. Yolanda Karla, “O farmacêutico deve desenvolver mecanismos para assegurar que o paciente tenha acesso a assistência farmacêutica de forma integral, com propósito de alcançar resultados definitivos para melhoria da qualidade de vida do paciente. Sendo o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento, redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, funcionando como campo de aprimoramento profissional”.